sexta-feira, 18 de março de 2011

Ativar Exibição do Erro no Moodle

    De repente a tela do Moodle fica em branco. O que está acontecendo ninguém sabe. É claro que nos bastidores ocorreu alguma falha. Para descobrir isso, é necessário ativar a exibição do erro. Só assim o programador, desenvolvedor ou webmaster poderá decifrar o que está acontecendo nos bastidores, ou seja, na camada da aplicação ou do do banco de dados.
  
Para ativar a exibição dos erros, siga os seguintes passos:

1°  Passo – Acesse o  Moodle

 Acesse o Moodle com a senha do administrador

2°  Passo – Acesse o Link Debugging
No bloco Administração de site navegue em:

Na versão do  Moodle 2.0:  Development/Debugging

 Na versão do Moodle 1.9 :  Servidor/Debugging

Ao clicar no link Debugging, será exibido um formulário de configuração sobre a exibição do erro.




3°  Passo – Selecione a mensagem de erro a ser exibida
Por padrão, nenhuma mensagem de erro é exibida.  Há vários níveis de exibição. O mais detalhado é a opção desenvolvedor. Se você for programador ou desenvolvedor, ative essa opção.


Bem, isso é tudo que você precisa para saber o que está acontecendo com o seu Moodle por traz dos panos. A exibição de erro não é recomendada em ambiente de produção. Caso tenha que ser feito, ative-a apenas durante o momento  de reparo, assim  causará menos transtorno aos alunos e tutores que poderão ficar mais confuso ainda com as sopas de letrinas.

17 comentários:

  1. Olá amigo, onde aparece as informações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você ativa a mensagem de erro, ao navegar no Moodle, aparece um muitas sopas de letrinhas estranhas na tela. Sobre alertas de falhas no código e erros fatais. Essas informações servem para o desenvolvedor mapear a causa do erro do sistema.

      Excluir
  2. valeu, estranho que o login e admin nas instalacoes anteriores eu rodava normalmente ao escolher o plugin eu era redirecionado pro site moodle.org e , ativei oq vc comentou , eu deveria receber por email algum log?

    tb dei uma olhada nas permissoes do meu usuario admin , nao identifiquei falta de previlégio, existe alguma configuracao pra verificar permissaona pasta de instalação do Moodle, ou isso somente e feito na servidor, no meu caso eu instalei nas nuvens eu uso o CPANEL.

    abs, e obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio,
      Permissão para gravar no sistema de arquivos deve ser verificado no servidor e não na interface do Moodle. Você pode verificar acessando pelo FTP ou SSH. Não tendo acesso ao FTP ou SSH, veja com o suporte técnico da sua hospedagem. As vezes o painel de controle de gerenciamento da hospedagem fornece interface de gerenciamento de arquivo.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lara,
      Para configurar o e-mail no Moodle 2.8, siga os seguintes passos:
      1) Acesse o Moodle com a senha de administrador
      2) Naveguem Administração do site / ► Plugins / ► Saídas de mensagens / ► Email ou acesso MOODLE_URL/admin/settings.php?section=messagesettingemail
      3) Efetue e configuração do servidor SMTP
      Esse procedimento é similar nas outras versões do Moodle como a 2.6 e 2.5

      Excluir
  4. Como faço para tirar do depurador, agora o moodle da um erro então não consigo entrar e mudar para não "mostrar mensagens de erro "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André
      Dê uma olhada nesse link que explica como desativar debug em caso de falha do javascritp:
      http://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=74

      Excluir
    2. Cara, tentei usar esse comando do link (UPDATE mdl_config SET value = '0' WHERE name = 'debug'), mas não deu certo. Fiquei só com a tela branca com os erros. O que eu faço?

      Excluir
  5. Olá me chamo Marcus e estou com uma dúvida:

    Atualizei a versão do moodle para outro servidor na versão 3.1, importei o banco de dados para o mysql, porém ao tentar abrir alguns cursos e demais opções está aparecendo "error database". Uma vez que já fiz as alterações no arquivo config.php sabe me dizer o que pode estar acontecendo?

    Desde já agradeço!


    ResponderExcluir
  6. A partição desta sessão esta completa. Não é possível entrar neste momento.

    Por favor, avise o administrador.
    Como resolver este erro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. conseguiu resolver o problema? estou com o mesmo problema.

      Excluir
    2. olá, essa ai eu passei, no servidor deve ter mais espaço em Disco

      Excluir
    3. sim mas ai so vai dar se for no do professor e eu sou aluno

      Excluir
    4. so agr que consegui entrar nessa porra, muito bg hein pela ajuda, né!?? eu q tive q correr atras

      Excluir
  7. Bom dia, gostaria de uma ajuda: ao tentar criar um usuário acontece esse erro:

    Erro ao gravar na base de dados

    Outras informações sobre este erro

    Debug info: Field 'login_session' doesn't have a default value
    INSERT INTO mdl_user ...

    ResponderExcluir
  8. Boas estou a tentar resolver este erro:
    Stack trace:
    line 202 of \lib\cronlib.php: Error thrown
    line 92 of \admin\tool\task\schedule_task.php: call to cron_run_single_task()

    Mas até à data ainda não fui capaz, alguém que possa ajudar?

    ResponderExcluir